Consumo de ovos pode crescer mais de 62% nos últimos 10 anos
Segundo informações colhidas no mercado, a ABPA estima que no ano passado a população brasileira consumiu cerca de 230 ovos per capita, significando crescimento de 8,5% sobre os 212 ovos do ano anterior.
Para esse ano a previsão é de que se atinja, no mínimo, 240 ovos por habitante, equivalendo a aumento anual pouco inferior a 4,5%. Se efetivamente alcançado, representará expansão na casa dos 62% sobre o volume apontado para 2010 que, por sua vez, já havia obtido crescimento de 57,5% sobre o consumido 10 anos antes.
Os índices de crescimento verificados na comparação do consumo em períodos de 10 anos indicam que a grande evolução acontece nas duas últimas décadas, período marcado por grande atuação de entidades como a Associação Brasileira de Proteína Animal e Instituto Ovos Brasil que, apoiados por outras entidades e empresas ligadas ao setor, promoveram as excelentes qualidades do produto junto aos meios de comunicação e comunidade científica.
Assim, enquanto no período de 1970 até o início deste século a evolução foi de apenas 54% ou, o equivalente a uma elevação de 33 ovos por habitante, na comparação entre o previsto para esse ano e o ano 2000, o índice aponta crescimento de 255%, significando aumento de 146 ovos por habitante. Isso, em um espaço de tempo muito mais curto.