Carne de frango: potencial de produção estimado pelo AviSite é 5% superior ao de 2018

Publicado em 19/12/2019 08:51

Aceitos os padrões adotados (especificados ao pé da tabela abaixo), a avicultura brasileira contou, em 2019, com potencial suficiente para produzir cerca de 14,5 milhões de toneladas de carne de frango – considerada, aqui, apenas o volume proveniente do alojamento de pintos de corte.

Este último, como apontaram dados da APINCO relativos ao período janeiro-outubro de 2019, registraram aumento de cerca de 6% em relação ao mesmo período de 2018 – variação devida não tanto a um aumento de produção e, sim, aos baixos volumes registrados em alguns meses do ano passado como consequência da greve dos caminhoneiros.

A mesma greve interferiu, indiretamente, no peso médio dos frangos então criados que, abatidos, chegaram a pesar, na média, perto de 2,5 kg. Isso foi corrigido nos abates de 2019 e pode ser confirmado pelos números do IBGE que indicaram, para os nove primeiros meses deste ano, peso médio inferior ao do mesmo período de 2018.

Com isso, o aumento no volume de carne produzida não será proporcional ao aumento no número de cabeças. Ou seja: frente a um incremento de quase 7% no número de cabeças abatidas, o potencial de produção de carne de frango registra variação anual de 5,64%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)