Carne de frango: potencial de produção estimado pelo AviSite é 5% superior ao de 2018

Publicado em 19/12/2019 08:51

Aceitos os padrões adotados (especificados ao pé da tabela abaixo), a avicultura brasileira contou, em 2019, com potencial suficiente para produzir cerca de 14,5 milhões de toneladas de carne de frango – considerada, aqui, apenas o volume proveniente do alojamento de pintos de corte.

Este último, como apontaram dados da APINCO relativos ao período janeiro-outubro de 2019, registraram aumento de cerca de 6% em relação ao mesmo período de 2018 – variação devida não tanto a um aumento de produção e, sim, aos baixos volumes registrados em alguns meses do ano passado como consequência da greve dos caminhoneiros.

A mesma greve interferiu, indiretamente, no peso médio dos frangos então criados que, abatidos, chegaram a pesar, na média, perto de 2,5 kg. Isso foi corrigido nos abates de 2019 e pode ser confirmado pelos números do IBGE que indicaram, para os nove primeiros meses deste ano, peso médio inferior ao do mesmo período de 2018.

Com isso, o aumento no volume de carne produzida não será proporcional ao aumento no número de cabeças. Ou seja: frente a um incremento de quase 7% no número de cabeças abatidas, o potencial de produção de carne de frango registra variação anual de 5,64%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suínos/Cepea: Preços atingem máximas nominais
Cotação da carcaça suína especial apresentou ganho de 0,69% em São Paulo
Frango: Cotação no atacado paulista tem alta de 0,55% nesta quarta-feira (06)
Volume exportado de carne suína cresce 41,04%, enquanto faturamento avança 56% em outubro/24
Volume exportado de carne de frango avança 16,20% em outubro/24
Goiás possui 19 granjas que fornecem reprodutores suínos certificados para todo o Brasil