Ovos: a melhor primeira quinzena dos últimos dois anos e meio
O preço médio recebido pela comercialização da caixa de ovos brancos no atacado da cidade de São Paulo na primeira quinzena de dezembro foi o maior dos últimos dois anos e meio para o período, ficando abaixo, apenas, do recebido na primeira quinzena de junho de 2017.
Embora em 2016 e 2017 várias outras quinzenas tenham alcançado preço médio superior ao atual, na comparação com a média quinzenal do último triênio, o preço dessa primeira quinzena de dezembro é o mais elevado, levemente superior aos alcançados no período da Quaresma e no bimestre junho e julho.
Agora, o preço médio praticado na abertura da segunda quinzena de dezembro equivale a índice 3,6% superior à média da primeira quinzena. Embora ainda seja cedo para dizer se o período terá bom andamento, deve ser bem melhor do que o verificado no ano passado, quando sofreu perda de 11,5% sobre a quinzena inicial.
Por ora, o mercado de ovos segue calmo com disponibilidades ajustadas em todos os elos da cadeia de negociação. Se não houver evolução no consumo, o preço médio praticado neste início de quinzena deve ter continuidade no curto prazo.