Em uma década, alojamento de Pintainhas de Postura Comercial aumenta quase 7% ao ano
O alojamento de pintainhas comerciais até outubro aponta crescimento de apenas 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, na comparação com o mesmo período de 2 ou 3 anos atrás, o índice sobe para 12% e 27%, respectivamente. É um percentual expressivo para um triênio.
Mesmo assim, o acumulado atual, pouco abaixo dos 100 milhões de cabeças indica perto de 7% de evolução ao ano nos últimos 10 anos. Diante de uma população que cresce abaixo de 1%, significou plantel de galinhas suficiente para proporcionar crescimento no volume de ovos tanto para atender o mercado interno quanto externo.
Segundo entidades representativas do setor, a expectativa é de que o consumo per capita continue aumentando nos próximos anos e se aproximando, cada vez mais, dos grandes consumidores mundiais de ovos. Nesse sentido, é primordial que os produtores recebam o justo na comercialização do seu produto para terem condições de continuar investindo na atividade.
No ano passado o plantel cresceu quase 11% sobre o ano anterior e teve como consequência excedentes de mercadoria que trouxeram grandes prejuízos aos produtores, que se prolongaram até o primeiro semestre deste ano. O segundo semestre, por sua vez, foi mais favorável aos avicultores, que voltaram a receber valor mais justo na comercialização do seu produto e, com isso, puderam voltar a investir no plantel produtivo. Não fosse por isso, o plantel poderia ser menor que o do ano passado.