Ovo x Milho: poder de compra do produtor de ovos diminui novamente em novembro

Publicado em 04/12/2019 08:59

Em novembro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) sofreu perda mensal de 1,7%. Em doze meses o índice foi um quarto positivo. Já o Produtor de milho, por sua vez, viu seu produto alcançar valorização mensal de 6,6% e anual de 20,7%.

Assim, em novembro, pelo 3º mês consecutivo, houve perda no poder de compra do avicultor que precisou de 12,1 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima. Em relação ao mês anterior, a perda atingiu 7,8%, enquanto em doze meses ainda houve melhora de 4,2%.

Na comparação com a média histórica de novembro do último novênio houve melhora de 1,4% no poder de compra do avicultor já que na média do período foram necessários 12,3 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima.

Por ora, os preços médios alcançados por ambos os produtos nesses primeiros dias de dezembro apontam ganho mensal e anual no poder de compra do avicultor. Entretanto, na comparação com a média histórica o desempenho é levemente negativo.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)