Ovos: ambiente seguiu fragilizado, mas preços se mantiveram inalterados
O terceiro decêndio vai começando em ambiente fragilizado pelos excessos de mercadoria. Mesmo assim, as cotações de referência dos ovos brancos e vermelhos permaneceram inalteradas.
Com isso, o índice de evolução de preço no decorrer de novembro permanece estagnado na mesma base inicial. Bem diferente do verificado no mesmo período do ano passado onde, embora em declive acentuado, o índice se encontrava quase 19% acima do recebido na abertura do mês.
Mas no ano passado os preços eram muito inferiores e mesmo evoluindo 33% no decorrer do mês não atingiu o preço médio agora praticado.
O histórico dos últimos 11 anos indica para o período preço médio quase 3% superior ao de abertura, mas que continua involuindo nos próximos dias e encerra o mês levemente abaixo do preço inicial de novembro.
Por ora, as condições de mercado indicam que os negócios devem ser disputados no encerramento da semana e a manutenção das cotações já será bom resultado para os produtores.
De positivo para os próximos dias, uma maior capitalização do consumidor com o recebimento da primeira parcela do 13º salário que pode contribuir para melhorar o consumo de alimentos. Por outro lado, o forte aumento no preço das carnes suína, avícola e bovina podem fazer com que os consumidores busquem outras alternativas e, nesse sentido, os ovos dão a resposta que eles desejam.