Embarques de carne de frango sinalizam mais fraco novembro dos últimos 10 anos

Publicado em 19/11/2019 09:18

Transcorrida, em dias úteis, exatamente a metade do mês de novembro (ao todo, 20 dias úteis), as exportações de carne de frango in natura sinalizam, para a totalidade do período, embarques da ordem de 261 mil toneladas, volume que – se confirmado – corresponderá a reduções de 16% sobre outubro passado e de 12% sobre novembro de 2018. Esse será, também, o menor volume de novembro dos últimos 10 anos.

Até aqui, em 10 dias úteis, o setor exportou pouco mais de 130 mil toneladas do produto in natura, volume decorrente de embarques médios, diários, de 13.069 toneladas, ou seja, 3,7% abaixo da média diária de outubro passado e quase 12% abaixo da média diária de novembro de 2018.

Aparentemente, a redução em relação ao mês anterior é pequena. Mas só aparentemente, porque o problema, aqui, é que novembro corrente tem três dias úteis a menos que o mês anterior (em relação a novembro de 2018 o número é igual – 20 dias úteis). Assim, ainda que agora a redução nos embarques diários seja mínima, a queda no volume mensal será bastante significativa. A menos que grandes surpresas estejam reservadas para os faltantes dez dias úteis do mês.

Como se esperava há um bom tempo, os preços do produto voltaram a apresentar valorização em relação ao mês anterior. Mas por ora ela é mínima, pois mostra incremento de apenas 0,09%. E em relação a novembro de 2018 o aumento se encontra em 1,32%.

A realidade é que esses índices de evolução permanecem bem aquém dos registrados pelas carnes bovina e suína. E isso – conforme relatório da FAO divulgado no início do mês – se deve à alta oferta do produto no mercado internacional por parte dos países grandes produtores. O Brasil, inclusive.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)