China pede que regiões acelerem a criação de porcos antes do Ano Novo Lunar

Publicado em 18/11/2019 10:03

XANGAI (Reuters) - O ministro da Agricultura da China, Han Changfu, pediu às autoridades de nove governos regionais que acelerassem seus esforços para aumentar o número de porcos, acrescentando que medidas de apoio de Pequim estão começando a entrar em vigor.

Segundo algumas estimativas, a população suína da China foi reduzida pela metade desde agosto do ano passado, após um surto de peste suína africana, levando a um aumento nos preços.

Preocupado com as implicações políticas da escassez de carne de porco, a carne mais popular da China, Pequim tem tentado aumentar os incentivos para que os agricultores criem mais porcos. Também incentivou uma maior produção de aves e outros tipos de carne.

Em um comunicado no site do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais no domingo (17), Han disse que uma recuperação na produção de carne suína é vital para estabilizar os preços, e os governos locais precisam trabalhar para aumentar os suprimentos em preparação para as celebrações do Ano Novo Lunar no final de janeiro.

PROPAGANDA

Funcionários de nove regiões do sul também receberam ordens para implementar adequadamente as medidas do governo central para aumentar a assistência financeira e fornecer mais terras aos criadores de porcos.

Mas eles devem garantir que as restrições de zoneamento nas fazendas de suínos sejam implementadas adequadamente e não se estendam além de suas competências originais.

Os esforços de vários ministérios para aliviar o fardo para os agricultores e apoiar o transporte de suprimentos de suínos já haviam aumentado a confiança do mercado, afirmou o China Daily, citando Han na reunião.

PROPAGANDA

O preço de atacado da carne suína na China ficou em média 48 yuans (US $ 6,86) por quilograma na sexta-feira (15), informou o China Daily, citando dados do ministério. O índice caiu ligeiramente desde o início do mês, mas permanece 157% superior ao do ano passado.

O vice-primeiro-ministro da China, Hu Chunhua, disse este ano que a carne de porco tem um "papel insubstituível" na manutenção da estabilidade econômica e política na China.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: preços em curva de elevação nesta sexta-feira (1)
Novembro começa com elevações nas cotações para o mercado de suínos
Conbrasfran 2024 vai sediar 1º Seminário de Sustentabilidade ambiental e adequação global
Frango/Cepea: Preço da carne sobe pelo 3º mês seguido
Mercado do frango encerra esta quinta-feira (31) sem mudanças nos preços
Suinocultura independente: outubro termina ainda registrando elevações nos preços