Frangos estão morrendo na Bolivia; entenda
De acordo com os avicultores bolivianos, 10% das frangos das fazendas de Cochabamba já morreram devido à falta de alimentos (milho e sorgo), que não podem chegar à região devido a bloqueios nas estradas.
Para evitar mais perdas, os produtores planejam viajar de caravana para Santa Cruz para buscar alimentos e furar os pontos de bloqueio, disse o presidente dos criadores de aves, Héctor Cordero.
O representante explicou que os avicultores serão acompanhados por produtores de leite e suinocultores. Além disso, ele pediu aos setores em conflito que os deixassem passar e que o Governo Nacional garantisse a segurança alimentar e resolvesse o conflito, que já dura mais de duas semanas.
Atualmente, o departamento de Cochabamba possui 3.000 avicultores, dos quais 60% produzem frango e 30% ovos. Ambos os setores têm mais de 4 milhões de aves.
Os produtores fornecem ao país inteiro 1,2 milhão de quilos de frango e 13,5 milhões de ovos por mês.
Os produtores têm dificuldade em encontrar alimento para as aves: casca de soja, sorgo e milho. Na ausência de comida, os pássaros começam a comer um ao outro.
Por causa dos bloqueios, os filhote também não chega ao apartamento. “Estamos muito preocupados porque o fornecimento de frango para o Natal e o Ano Novo está sendo colocado em risco. As autoridades não garantem a segurança alimentar ”, afirmou o representante.
Na semana passada, o setor informou que, devido à falta de alimentos, a produção de carne de ovo e frango diminuiu 40%.