Frangos estão morrendo na Bolivia; entenda

Publicado em 08/11/2019 08:49
10% dos frangos das fazendas de Cochabamba na Bolívia já morreram devido à falta de alimentos (milho e sorgo)

De acordo com os avicultores bolivianos, 10% das frangos das fazendas de Cochabamba já morreram devido à falta de alimentos (milho e sorgo), que não podem chegar à região devido a bloqueios nas estradas.

Para evitar mais perdas, os produtores planejam viajar de caravana para Santa Cruz para buscar alimentos e furar os pontos de bloqueio, disse o presidente dos criadores de aves, Héctor Cordero.

O representante explicou que os avicultores serão acompanhados por produtores de leite e suinocultores. Além disso, ele pediu aos setores em conflito que os deixassem passar e que o Governo Nacional garantisse a segurança alimentar e resolvesse o conflito, que já dura mais de duas semanas.

Atualmente, o departamento de Cochabamba possui 3.000 avicultores, dos quais 60% produzem frango e 30% ovos. Ambos os setores têm mais de 4 milhões de aves.

Os produtores fornecem ao país inteiro 1,2 milhão de quilos de frango e 13,5 milhões de ovos por mês.

Os produtores têm dificuldade em encontrar alimento para as aves: casca de soja, sorgo e milho. Na ausência de comida, os pássaros começam a comer um ao outro.

Por causa dos bloqueios, os filhote também não chega ao apartamento. “Estamos muito preocupados porque o fornecimento de frango para o Natal e o Ano Novo está sendo colocado em risco. As autoridades não garantem a segurança alimentar ”, afirmou o representante.

Na semana passada, o setor informou que, devido à falta de alimentos, a produção de carne de ovo e frango diminuiu 40%.

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)