Fiscalização em granjas do Vale do Piranga não encontra nenhuma irregularidade
A última fiscalização realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente comprovou que a suinocultura do Vale do Piranga é um exemplo de produção sustentável. A operação não encontrou nenhuma irregularidade ambiental nas 50 suinoculturas fiscalizadas na região, entre os dias 6/8 e 9/8.
Em nome da Assuvap, o presidente Fernando Araújo parabeniza todos os colaboradores e associados pelo sucesso absoluto na última fiscalização ambiental, que demonstra, segundo ele, o desenvolvimento do setor nos pilares da sustentabilidade ambiental.
Araújo também reforça o importante papel da associação nas suas “diversas áreas de atuação relacionadas ao meio ambiente: consultoria técnica, treinamento de colaboradores e seminários realizados para orientar o produtor ao longo de toda a sua história”, diz.
A Assuvap promove, anualmente, várias ações para levar conhecimento ao campo, unificando teoria com prática e fazendo valer sua missão de representar o setor e difundir informações.
Somente em 2019, foram realizados três módulos ambientais do Treinamento de Suinocultores, Colaboradores e Chefes de Setor, capacitando centenas de profissionais de granjas, além dos seminários que levantaram discussões sobre produção sustentável, uso correto de antibióticos, bem-estar animal e energias renováveis, temas que estão direta ou indiretamente ligados ao meio ambiente.
Em coletiva de imprensa sobre a operação, o tenente Vicente Gonçalves, responsável pelo 2º Pelotão pontenovense, avaliou que “não houve suspensão de atividades nem se constatou infração de dano ambiental”. Segundo o militar, essa ausência de violações ambientais decorre de ações educativas e aplicação de multas (em outras ocasiões), que contribuíram para a conscientização por parte de pequenos e grandes produtores.