“Ninguém neste planeta tem a solução para o problema”, diz pesquisador sobre PSA

Publicado em 06/11/2019 12:55
A afirmação foi feita pelo pesquisador Dirk Pfeiffer, da City University, sobre a PSA; Um quarto de todos os suínos domésticos do mundo morreu este ano devido à enfermidade fatal para suínos, mas inofensiva para as pessoas

Um quarto dos suínos domésticos do mundo morreu este ano devido a um vírus que atinge a Eurásia, e isso pode ser apenas o começo. Metade dos porcos da China - que no ano passado totalizaram 440 milhões, cerca de 50% dos porcos do mundo - morreram de Peste Suína Africana (PSA) ou foram mortos para eliminar o vírus.

PSA vem da África Oriental. Em 2007, chegou à Geórgia em carne contaminada e em javalis infectados. Agora, está em toda a Rússia e no Leste da Europa e os javalis infectados apareceram no Oeste da Bélgica. Também está se espalhando no leste da Ásia, matando muitos porcos no Vietnã e em outros lugares.

O PSA foi descoberto na China em agosto de 2018. Agora está em todas as províncias. O vírus pode ter se espalhado a partir da Coreia do Norte.

A única maneira de se livrar do PSA é matar os rebanhos infectados. Mas enquanto os porcos das fazendas podem ser destruídos e substituídos, a doença persiste em javalis e porcos selvagens, bem como em carne, que é cada vez mais vendida no exterior. "Eu prevejo que o vírus ASF permanecerá endêmico por algum tempo no Leste da Ásia e no Leste da Europa, com constantes apresentações em todo o mundo", diz Dirk Pfeiffer, da City University, em Hong Kong. "Atualmente, ninguém neste planeta tem a solução para o problema."

Apesar dos anos de avisos dos virologistas, não há vacina. A maioria das vacinas contra vírus estimula o organismo a produzir anticorpos contra proteínas estruturais virais, como as do revestimento de vírus. Eles impedem que o vírus entre nas células, por exemplo. Mas a PSA, diz Linda Dixon, do The Pirbright Institute, em Surrey, Reino Unido, é um vírus grande e complexo, com dois revestimentos e várias maneiras de entrar nas células. Anticorpos para vários pedaços nunca foram suficientes para detê-lo.

Agora, poderemos procurar melhores alvos de anticorpos, diz Dixon, quando cientistas da China e da Espanha publicaram as primeiras imagens detalhadas do vírus no mês passado.

As vacinas experimentais feitas de PSA vivo e enfraquecido funcionaram melhor, diz Dixon. Isso leva as células sanguíneas especializadas a reconhecer uma variedade de proteínas virais, mas existem vários obstáculos ao desenvolvimento de tais vacinas para uso. Enquanto isso, ela teme, a PSA "poderia se tornar global".

Fonte: News Scientist / A.C.C.S.