Tyson Foods reduz processamento de frango após recalls nos EUA, elevando custos

Publicado em 04/09/2019 16:00

Por Tom Polansek

(Reuters) - A Tyson Foods reduziu o processamento de frango após realizar o recall de milhões de libras-peso de carnes de aves neste ano por preocupações de que elas estivessem contaminadas por materiais como borracha e metais, disse nesta quarta-feira o presidente-executivo da empresa, Noel White.

O processamento mais lento acarretou maiores custos, contribuindo para um corte anunciado na terça-feira de 220 milhões de dólares na expectativa de lucros ajustados da companhia para 2019, disse White em uma conferência com investidores, acrescentando que quase metade da redução está ligada à atuação da Tyson no setor de aves.

Além disso, a Tyson também lida com um incêndio que fechou um grande abatedouro de bovinos em Holcomb, Kansas, e com a volatilidade nos preços dos grãos utilizados como alimento para frangos, disse White.

As ações da empresa recuaram 5,5% após os comentários.

"Essa série de eventos em um trimestre foi algo extremamente atípico", afirmou o executivo.

A companhia realizou o recall de 12 milhões de libras-peso de tiras de frango congeladas e prontas para consumo em maio, além de 40 mil libras-peso de hambúrgueres de frango em agosto.

A empresa deseja garantir que seus produtos são seguros e implementar "medidas corretivas" antes de retomar plena produção em suas plantas de processamento de frango, disse White.

Ele afirmou ainda que cerca de 30% do corte na estimativa de lucros da Tyson deveu-se a uma queda nos preços do milho, o que foi de encontro às posições que a Tyson mantinha nos mercados de grãos.

(Reportagem de Tom Polansek em Chicago, com reportagem adicional de Vibhuti Sharma e Neha Malara em Bangalore)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)