Desempenho do frango na 34ª semana de 2019, por AviSite

Publicado em 26/08/2019 09:46

Alheio ao momento do mês (segunda quinzena, período de demanda em retrocesso) e às condições de comercialização do frango abatido, o frango vivo comercializado no interior paulista atravessou a 34ª semana de 2019 (4ª de agosto) sem apresentar qualquer alteração em comparação a períodos anteriores mais recentes.

Isso quer dizer que o mercado continuou relativamente calmo, com as ofertas ajustadas, e que o preço anterior persistiu – R$3,30/kg, valor que, nesta segunda-feira, dia 26, irá chegar ao 70º dia de vigência – apenas excetuando-se dessa estabilidade as ofertas “spot”, sujeitas a negociações entre as partes e, por isso, alcançando preços inferiores.

Bem diferente, porém, foi o comportamento do frango abatido: seu preço não caiu, despencou! A ponto de ter retrocedido a valor que, nos últimos 12 meses, só havia sido registrado em janeiro deste ano, época em que o mercado é normalmente fraco. 

Como sugere o gráfico abaixo, relativo ao frango abatido, essa situação não tem nada de anormal, é a mesma observada um ano atrás. Porém, na mesma semana de agosto de 2018 a queda de preço do frango abatido em relação à semana anterior não passou de 4%; neste ano gira em torno de 7,5%. 

Mas não só isso. Pois enquanto, no ano passado, o valor médio atingido em agosto (R$3,41/kg) superou as médias registradas entre janeiro e maio, neste ano supera apenas a média registrada em janeiro, ou seja, está aquém do registrado entre fevereiro e julho.

Em outras palavras, o valor médio até aqui registrado se encontra agora apenas 18% acima da média de um ano atrás (no acumulado do primeiro semestre esse índice ficou em 38%). E comparativamente ao mês anterior o resultado negativo se amplia e agora apresenta queda próxima de 5%

Já o preço do frango vivo continua com uma variação igual a zero em relação ao mês anterior e apresenta valorização de 10% sobre agosto de 2018.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)