Desempenho do frango na 34ª semana de 2019, por AviSite

Publicado em 26/08/2019 09:46

Alheio ao momento do mês (segunda quinzena, período de demanda em retrocesso) e às condições de comercialização do frango abatido, o frango vivo comercializado no interior paulista atravessou a 34ª semana de 2019 (4ª de agosto) sem apresentar qualquer alteração em comparação a períodos anteriores mais recentes.

Isso quer dizer que o mercado continuou relativamente calmo, com as ofertas ajustadas, e que o preço anterior persistiu – R$3,30/kg, valor que, nesta segunda-feira, dia 26, irá chegar ao 70º dia de vigência – apenas excetuando-se dessa estabilidade as ofertas “spot”, sujeitas a negociações entre as partes e, por isso, alcançando preços inferiores.

Bem diferente, porém, foi o comportamento do frango abatido: seu preço não caiu, despencou! A ponto de ter retrocedido a valor que, nos últimos 12 meses, só havia sido registrado em janeiro deste ano, época em que o mercado é normalmente fraco. 

Como sugere o gráfico abaixo, relativo ao frango abatido, essa situação não tem nada de anormal, é a mesma observada um ano atrás. Porém, na mesma semana de agosto de 2018 a queda de preço do frango abatido em relação à semana anterior não passou de 4%; neste ano gira em torno de 7,5%. 

Mas não só isso. Pois enquanto, no ano passado, o valor médio atingido em agosto (R$3,41/kg) superou as médias registradas entre janeiro e maio, neste ano supera apenas a média registrada em janeiro, ou seja, está aquém do registrado entre fevereiro e julho.

Em outras palavras, o valor médio até aqui registrado se encontra agora apenas 18% acima da média de um ano atrás (no acumulado do primeiro semestre esse índice ficou em 38%). E comparativamente ao mês anterior o resultado negativo se amplia e agora apresenta queda próxima de 5%

Já o preço do frango vivo continua com uma variação igual a zero em relação ao mês anterior e apresenta valorização de 10% sobre agosto de 2018.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado dos suínos apresenta estabilidade nesta 4ª feira
Frango: Preços apresentam queda de 0,67% no atacado paulista nesta 4ª feira
Abertura de mercado na Bósnia e Herzegovina para exportação de carne de aves
Preços dos suínos seguem estáveis nesta 3ª feira, mas tendência é de firmeza no curto prazo
Cotação do frango no atacado paulista registra queda de 0,66% nesta 3ª feira
ABPA recebeu positivamente a retratação apresentada CEO global do Carrefour
undefined