CNA debate tecnologias para o setor avícola
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor produtivo e o governo realizaram na quinta (25) a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Sanidade Avícola, em Brasília.
Além da CNA, o GT é composto por representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e se reúne regularmente para debater propostas para a cadeia produtiva da avicultura, com foco em temas de sanidade e processos produtivos.
“A evolução tecnológica na área avícola é muito rápida, mas as normas e regulamentos nem sempre evoluem na mesma velocidade, é preciso que ocorra essa troca de conhecimento entre a iniciativa privada e o setor público para que possamos avaliar as oportunidades, sem perder o foco em segurança alimentar,” afirmou Ana Lígia Lenat, assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA.
“Temos diversos encaminhamentos nesse grupo e evoluímos em muitas questões que estão incomodando o setor. A gente tem aperfeiçoado os controles das granjas, a CNA tem trazido algumas preocupações e no GT entramos no detalhe operacional para saber como podemos melhorar os procedimentos”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.
Desde que foi formado, no ano passado, o grupo de trabalho já discutiu diversos assuntos de importância para o setor avícola e a participação da CNA garantiu que os interesses dos produtores serão considerados na elaboração das normativas.