Consultoria jurídica da CNA beneficia produtores integrados de aves e suínos

Publicado em 15/05/2019 12:15

A atuação do Sistema CNA/Senar durante a vigência da Lei dos Contratos de Integração, que na quinta (16) completa 3 anos, foi fundamental para auxiliar os produtores integrados de aves e suínos nas relações contratuais com as agroindústrias brasileiras.

A Comissão Nacional de Aves e Suínos criou uma estrutura de consultoria jurídica para atender gratuitamente suinocultores e avicultores e esclarecer pontos previstos na Lei, como a legalidade dos contratos e a criação das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs).

De acordo com a assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Ana Lígia Lenat, a entidade analisou mais de cem contratos, auxiliou na criação, composição e funcionamento de mais de vinte CADECS e prestou assessoria jurídica para quase cem Comissões em todo o Brasil.

A consultora técnica da Associação dos Integrados da Perdigão de Nova Mutum (AIP), Monique Oliveira, afirmou que a CNA deu um grande apoio aos produtores desde a aprovação da lei e auxiliou na implantação das CADECs nos estados.

“A Confederação não mediu esforços para atender as demandas dos integrados. As principais dúvidas com relação às questões jurídicas e técnicas foram esclarecidas. Muitos produtores participaram de reuniões, palestras e treinamentos e isso foi fundamental para prepará-los para negociar com as agroindústrias”, disse Monique.

Segundo o presidente da Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul), Adroaldo Hoffman, o sistema de integração existe há mais de 60 anos, mas só foi regulamentado em 2016. “Desde então a relação contratual melhorou bastante, mas ainda existem alguns aspectos a serem trabalhados”.

Para ele, a Confederação esteve presente antes, durante e depois da aprovação da Lei. “A integração ainda tem um longo caminho pela frente, mas tenho certeza que ele será menos árduo com a CNA do nosso lado”.

Nesse período de vigência da Lei, a Confederação também palestrou sobre a lei para aproximadamente mil produtores integrados em reuniões, eventos e seminários. “Todo o trabalho desenvolvido pelo Sistema durante esse período teve um único objetivo: defender os interesses dos produtores brasileiros”, destacou Ana Lígia Lenat.

Sistema de Integração – A integração é uma relação contratual em que o produtor rural se responsabiliza por parte do processo produtivo. A agroindústria fornece os insumos, como ração, medicamentos e assistência técnica e o integrado repassa a produção, como a criação de frango e suínos para que a agroindústria realize a etapa seguinte, de transformação em produto final.

Para utilizar da consultoria jurídica da CNA na interpretação da lei e na elaboração dos contratos, basta enviar um e-mail para integracao@cna.org.br.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)