Vietnã abate 1,2 mi suínos em meio a surtos de peste suína africana pelo país

Publicado em 13/05/2019 08:30

HANÓI (Reuters) - O Vietnã sacrificou mais de 1,2 milhões de suínos infectados com peste suína africana, disse o governo nesta segunda-feira, à medida que o vírus continua a se espalhar rapidamente no país do Sudeste Asiático.

Os suínos respondem por três quartos do consumo total de carne no Vietnã, um país com 95 milhões de habitantes onde a maior parte do rebanho local de 30 milhões de suínos é criada domesticamente.

O vírus foi detectado inicialmente no Vietnã em fevereiro, tendo desde então se espalhado para 29 províncias, incluindo Dong Nai, que fornece cerca de 40% da carne suína consumida em Ho Chi Minh, polo econômico ao sul do país.

"O risco de o vírus espalhar ainda mais é muito alto e a evolução do surto é complicada", disse o governo em um comunicado.

O governo acrescentou que muitas províncias falharam em detectar surtos e abater os suínos infectados da maneira adequada devido à falta de recursos e do espaço necessário para enterrar os animais mortos.

A doença, que não causa danos para humanos mas é incurável em suínos, também tem se espalhado rapidamente pela vizinha China.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aconselhou em março que o Vietnã declarasse o surto de peste suína africana como uma emergência nacional.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)