CNA participa da reunião da Câmara Setorial de Aves e Suínos

Publicado em 25/10/2018 17:07

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na quarta (24) da última reunião de 2018 da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

Um dos temas abordados foi a situação do mercado internacional para os dois segmentos. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado, as exportações de carne de frango têm sofrido barreiras no comércio exterior com outros países.

“Estamos com dificuldades em função das barreiras impostas pela União Europeia e a taxação no mercado chinês. E essas dificuldades devem continuar nos próximos meses”, disse.

Em relação aos suínos, Machado avaliou que o embargo da Rússia à carne brasileira foi parcialmente compensado pela exportação para outros mercados, como China e Hong Kong. No entanto, ressaltou, a expectativa é de reabertura do mercado russo. Para este ano, as vendas externas devem ser 20% menores em relação ao ano passado.

Outro tema tratado foi o surto de Peste Suína Clássica no Ceará que ocorreu recentemente. O Departamento de Sanidade Animal (DSA) relatou as medidas para combater a doença e assegurou que estes focos não afetarão o Brasil, onde 95% da produção e 100% das exportações vêm de regiões livres da doença.

Fonte: CNA/SENAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)