Altos custos fazem criadores de suínos desistirem da atividade

Publicado em 06/08/2018 09:39
Em Santa Catarina, muitas granjas de suínos são negócios de família, mas criadores têm desistido de atividade pois o valor recebido não cobre os custos de produção.

Manter os suínos no chiqueiro não anda nada fácil para o criador independente, aquele que não é ligado a uma cooperativa ou agroindústria. De acordo com a Associação Catarinense do setor, o custo de produção por quilo do suíno vivo está em R$ 4,17, mas o criador recebe em torno de R$ 2,80.

“É motivo de preocupação sim porque sabemos que Santa Catarina é um estado promissor e não estamos conseguindo ganhar em cima disso”, afirma Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos.

Ao longo do tempo essa importante fatia da economia brasileira veio perdendo espaço nas propriedades de muitos agricultores, principalmente da região Oeste de Santa Catarina. Em uma delas, que já chegou a ter 3.700 suínos, hoje não tem mais nenhum e os galpões que restaram deram espaço à agropecuária.

Confira a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)