Pesquisador da Embrapa recebe distinção internacional na área de bem-estar de animais

Publicado em 19/07/2018 12:30

O pesquisador Osmar Dalla Costa recebeu ontem à noite (18/7) a Medalha Temple Grandin de Bem-Estar Animal. A distinção é oferecida pela pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Colorado Mary Temple Grandin. A norte-americana é uma das maiores autoridades mundiais em bem-estar de animais de produção. A cerimônia de entrega da homenagem aconteceu durante o Workshop Temple Grandin de Bem-Estar animal que se encerra hoje à tarde no Teatro Gamaro em São Paulo-SP.

Dalla Costa foi premiado na categoria “pesquisador de suínos”. O pesquisador se diz surpreso, mas muito feliz por ganhar o prêmio com o nome de Temple Grandin. “É o reconhecimento de um trabalho que a Embrapa vem fazendo há mais de 20 anos. Quando começamos a pensar no bem-estar dos animais, muitas empresas se mostraram receosas, acreditando que isso iria acabar com a suinocultura. Hoje, esse conceito mudou. Mostramos que não só o bem-estar melhora a situação dos animais como traz retorno econômico. Além disso, atualmente o bem-estar também abrange os manejadores envolvidos no sistema de criação”, comenta.

O pesquisador da Embrapa faz questão de destacar o trabalho de todos os envolvidos nas pesquisas. “Este é um reconhecimento ao trabalho de todos os colegas envolvidos nos estudos de bem-estar desenvolvidos pela Embrapa. Mas ele também nos remete a um compromisso mais alto e mais forte. Se já éramos uma referência, agora, com o nome de Temple Grandin reconhecendo nosso trabalho, temos uma responsabilidade ainda maior nas pesquisas”, diz. A Embrapa tem um site especial sobre bem-estar na suinocultura, no endereço embrapa.br/suínos-e-aves/bes.

Temple Grandin – Aos 70 anos, Mary Temple Grandin recebeu ainda na infância o diagnóstico de autismo grave, uma doença neurológica que causa dificuldades severas de comunicação, relações sociais e comportamento. Na juventude, visitando a fazenda da tia, ficou fascinada com o brete de contenção de bovinos onde eram vacinadas as vacas. Ela teve a ideia de copiar o método de vacinação e construiu a “máquina do abraço”, um aparelho para si própria para se refugiar de seus frequentes ataques de pânico.

Em 2010, a história foi recriada em um filme que conta a história da norte-americana. Estrelado pela atriz Claire Danes (youtube.com/watch?v=cpkN0JdXRpM), o filme ganhou 33 prêmios, incluindo sete estatuetas do Emmy, o Oscar da televisão. Neste mesmo ano, ela foi escolhida pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, na categoria "Heróis" (content.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1984685_1984949_1985222,00.html). 

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)