Técnicos argentinos vão aos Estados Unidos para inspecionar produção de suínos e decidir se liberam importação

Publicado em 21/09/2017 09:18

Na próxima segunda-feira (2), uma delegação de técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina viajará aos Estados Unidos para inspecionar o sistema de produção de suínos do país.

Essa visita decorre do acordo recente entre as autoridades dos Estados Unidos e da Argentina para a importação de carne suína ao país sul-americano.

"Vão visitar frigoríficos e granjas", disse uma fonte oficial ao jornal La Nación. A fonte também disse que a visita não significa que a importação será liberada de forma imediata. Em um comunicado, a Casa Branca havia dado como feito o acordo de entrada de carne suína dos Estados Unidos na Argentina após 25 anos, com um benefício de US$10 milhões calculado para os produtores.

Após o retorno, os técnicos argentinos farão um boletim e logo enviarão observações aos seus correspondentes no país norte-americano. os Estados Unidos possuem uma doença, denominada síndrome respiratória e reprodutiva suína (PRRS), da qual a Argentina está livre. As autoridades argentinas prometem seguir os critérios sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal na hora de habilitar a importação.

O assunto é polêmico e não só gerou críticas por parte dos produtores argentinos, como também os governos de Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos prometeram impor barreiras sanitárias próprias.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo mercado: Paraná vai exportar carne suína para o Chile Novo mercado: Paraná vai exportar carne suína para o Chile
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente às concorrentes Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente às concorrentes
Frango brasileiro segue firme nos países árabes
Preço pago por tonelada da carne de frango exportada na terceira semana de abril segue 'patinando'
Faturamento com exportações de carne suína em 13 dias úteis chega a 83,94% do total de abril/24
Primeiro trimestre registra 13% de crescimento nas exportações da avicultura gaúcha