Bolívia: com mercado de frangos saturado, país não pode exportar por conta da doença de Newcastle

Publicado em 23/05/2017 15:48

Os avicultores bolivianos estão sofrendo com problemas de enfermidade em seus frangos, que andam em paralelo com a crise do setor - esta que, por sua vez, seria resolvida com a exportação do produto.

A doença de Newcastle, conhecida como pseudo peste aviária, é a principal responsável pela enfermidade das aves no país. Agora, os produtores lutam para que esta doença seja erradicada.

Na Bolívia, existe uma superprodução de frangos que satura o mercado, o que fez com que os produtores baixassem o preço do produto. Entretanto, a persistente alta do custo de insumos, especialmente do milho e de outros grãos, faz com que essa conta não feche.

O consumo, por sua vez, também diminuiu, já que este não é proporcional ao aumento da população. Assim, o setor vem pedindo ao Governo para que sejam buscados mercados para a exportação, o que não seria possível com a doença.

O assessor geral da Associação de Avicultores de Cochabamba (ADA), Fernando Quiroga, disse que no último dia 4 de maio, o ministro de Desenvolvimento Rural e Terras, César Cocharico, apontou para a possibilidade de encurtar de cinco para três anos o programa para declarar a Bolívia livre da enfermidade.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: notiboliviarural.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SIAVS aborda assuntos regulatórios e estratégias de nutrição animal
ACCS: Recuperação do mercado de suínos traz otimismo
Conbrasfran 2024 marca retomada, superação e união da avicultura brasileira com o RS
Terça-feira (2) de mercado misto para o setor avícola, mas com mudanças tímidas nas cotações
Preço da carcaça especial suína em São Paulo sobe 2,83% nesta terça-feira (2)