Avicultores integrados passam por situação complicada na Argentina

Publicado em 11/05/2017 10:34

A Comissão Agrícola das Confederações Rurais Argentinas (CRA) alertou sobre a grave situação pela qual passam os produtores integrados de frango no país. De acordo com a comissão, "os mesmos receberam um golpe severo em sua já dizimada economia, dado pelo aumento do preço do gás que se utiliza para a calefação dos pintinhos e também pelo aumento do preço de energia".

Nesta mesma linha, o coordenador da comissão, Alberto Carlevaro, disse que "é nossa responsabilidade advertir às autoridades que devem velar para que o trabalho rural siga crescente e uma importante fonte de renda. Estes problemas provocam o fechamento de granjas e consequências sociais que acarretam nesta situação penosa".

A busca de um equilíbrio entre as partes neste trabalho específico e com particularidades não deve ter partes vulneráveis dentro da mesma cadeia.

Com isso, a CRA defende que a integração deve ser uma alternativa viável e razoavelmente equilibrada para todos os atores desta cadeia e não somente para os integradores que fazem valer sua posição dominante. "Essa é a função do Estado. Sem produtores não há produção possível", finaliza o comunicado.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SIAVS aborda assuntos regulatórios e estratégias de nutrição animal
ACCS: Recuperação do mercado de suínos traz otimismo
Conbrasfran 2024 marca retomada, superação e união da avicultura brasileira com o RS
Terça-feira (2) de mercado misto para o setor avícola, mas com mudanças tímidas nas cotações
Preço da carcaça especial suína em São Paulo sobe 2,83% nesta terça-feira (2)