Fechamento de 18 aviários afeta economia de Nova Marilândia (MT)

Publicado em 07/03/2017 07:45

O fechamento de 18 aviários em Nova Marilândia, a 261 km de Cuiabá, tem causado prejuízo à economia do município, que tem pouco mais de três mil habitantes. Segundo a Associação dos Avicultores do município (Avimar), o prejuízo estimado com a suspensão dos trabalhos é de cerca de R$ 100 mil por mês. Segundo os produtores, no ano passado, a agroindústrioa que comprava as aves suspendeu o contrato de vários criadores alegando falta de infraestrutura das granjas.

Por meio de nota, a empresa BRF Foods, que enviava frangos aos avicultores de Nova Marilância, afirmou que passou a alojar aves apenas em aviários que cumprem normativas do Ministério da Agricultura e que só retomará os envios aos locais que oferecem condições de segurança sanitária e ambiental.

Em alguns casos, após seis meses sem receber aves, algumas granjas já retomaram as atividades no município. É o caso do avicultor Juarez José da Silva, que passou seis meses com a granja vazia e só voltou a criar aves depois que fez mudanças no espaço de aproximadamente 1,2 mil m².

“Ficamos quase oito meses sem produzir frango. Precisamos adequar com a empresa e o pedido do Ministério da Agricultura, como reformar a lona, o barracão, fazer cerca em volta de tudo”, disse.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Fonte: G1 - MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos