Suíno vivo: Semana de queda nas cotações em três praças

Publicado em 03/03/2017 18:25

O mercado independente de suínos fechou a semana com preços mais baixos em três praças de comercialização, conforme apontou o levantamento de preço realizado pelo Notícias Agrícolas.

Em uma semana mais curta, função do feriado de Carnaval, houve pouca movimentação no mercado que levou a queda em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. (Confira o gráfico).

Para o presidente da ACCS (Associação dos Criadores de Suínos do Estado) Losivanio Luiz de Lorenzi, queda está associada ao feriado de carnaval - onde tradicionalmente o consumo é menor -, a ao período de final de mês, na qual as famílias estão descapitalizadas.

No início do fevereiro, a baixa disponibilidade de animais promoveu altas expressivas em grande parte dos estados. “A partir da segunda metade de fevereiro, porém, a demanda esfriou um pouco, já que houve um repasse de preços ao consumidor final”, explica o analista da Safras & Mercado, Allan Maia.

Em março, a expectativa é de que os preços ficam estáveis com tendência de baixa, já que o período de quaresma enfraquece as vendas internas de carne suína.

Neste sentido, o analista da Safras destaca a importância da continuidade dos bons volumes exportados neste início de ano.

Exportações

Os embarques de carne suína 'in natura' fecharam fevereiro em queda na comparação mensal. Totalizando 44,1 mil toneladas, o resultado está 19% abaixo de janeiro, mas continua 0,5% acima das vendas em fevereiro/16.

O saldo totalizou US$ 102,5 milhões, alta de 36,6% frente ao registrado no mês do ano passado, mas queda de 17,8% ante janeiro.

No mês passado, o preço médio da tonelada ficou em US$ 2.324, alta de 1,6% ante janeiro e de 31,8% ante fevereiro de 2016.

>> Confira a cotação completa do suíno.

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terça-feira (2) de mercado misto para o setor avícola, mas com mudanças tímidas nas cotações
Preço da carcaça especial suína em São Paulo sobe 2,83% nesta terça-feira (2)
Abertura de mercado no México para material genético avícola do Brasil
Segunda-feira (1) fecha com cotações com leves quedas ou estáveis para o mercado do frango
Mercado de suínos inicia julho com preços, na maioria, estáveis nesta segunda-feira (1)