Suíno vivo: Frigoríficos fazem reajuste diante da baixa oferta de animais

Publicado em 16/02/2017 17:39

Os preços do suíno vivo no mercado independente estão experimentando altas atípicas neste início de ano. O motivo é a redução na disponibilidade de matérias primas.

Mas, essas cotações que chegaram a bater recordes em algumas regiões já começam a ter reflexo nas agroindústrias. "Com a baixa oferta do suíno vivo, frigoríficos repassaram os aumentos à carne. Mas, diante das valorizações, a demanda final se desaqueceu e a liquidez se reduziu", diz o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em seu boletim semanal.

No atacado, as cotações atingiram recorde nominal. Segundo levantamento do Centro a carcaça especial fechou a R$ 7,99/kg no atacado da Grande São Paulo – até então, o maior valor nominal era de R$ 7,93/kg, observado em novembro de 2014. 

O Cepea ressalta que por conta da redução na demanda os frigoríficos tem buscado alternativa para escoar o estoque. "Em algumas plantas, as atividades chegam a 50% da capacidade", diz.

Jacir Dariva, presidente da APS, relata que há frigoríficos demitindo funcionários no Estado devido à baixa oferta de suínos para abate. “Não temos mais suínos pesados nas granjas. Inclusive, há a informação de frigoríficos do Paraná demitindo funcionários por falta de matéria-prima”.

>> Confira a cotação completa do suíno.

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango/Cepea: Valores sobem neste início de maio Frango/Cepea: Valores sobem neste início de maio
Ovos/Cepea: Forte demanda dos EUA mantém exportação brasileira em alta Ovos/Cepea: Forte demanda dos EUA mantém exportação brasileira em alta
Cotações dos ovos têm queda em abril, retomando patamares do início do ano
Mercado de suínos com preços em direções diferentes, contrariando expectativas do Dia das Mães
Suinocultura independente: mesmo com proximidade com o Dia das Mães, preços não mudam
Exportações de carne de frango mantém estabilidade em abril, com crescimento no acumulado do ano