Frango Vivo: Mercado não registra evolução de preços e fecha estável nesta 4ª feira
O mercado de frango vivo voltou a registrar estabilidade nesta quarta-feira (05), nas principais praças de comercialização. Em São Paulo a referência de negócios segue em R$ 3,10/kg, enquanto que em Minas Gerais – região com maior valor praticado – está em R$ 3,30/kg.
No cenário doméstico, o mercado segue registrando lentidão e trabalha sem grandes novidades. Há mais de um mês os preços nas granjas não registram mudanças, apesar das cotações elevadas no atacado – atingindo valor recorde em São Paulo.
A oferta ainda é um fator que tem impedido a evolução dos preços para o vivo, de acordo com o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias. Por outro lado, novas altas são esperadas para a primeira quinzena, por ser período em que o consumo é maior.
“Não houve resposta em termos de preço devido ao desajuste na produção, que permanece em patamares bem elevados. Para os meses de outubro a dezembro, tudo indica que poderá ocorrer um movimento de alta nos preços no mercado interno, mas para isso é preciso estabelecer um maior ajuste das ofertas”, ressalta.
Já no mercado externo, as exportações seguem atingindo níveis positivos, registrando incremento de 5,7% nas exportações de setembro na comparação com o ano passado, segundo dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). No total (incluindo carne in natura e processados) foram embarcados 387,5 mil toneladas. Com isso, são 3,379 milhões de toneladas no ano.
“Neste ritmo, projetamos que as exportações de carne de frango devam atingir o patamar de 4,5 milhões de toneladas”, avalia Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA.