Custo Operacional Efetivo da avicultura sobe 2,4% no primeiro quadrimestre de 2016

Publicado em 25/07/2016 10:43

Levantamento realizado pelo Cepea, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ( CNA), mostra que o Custo Operacional Efetivo (COE) da avicultura brasileira subiu 2,44% no acumulado do primeiro quadrimestre de 2016 e o Custo Operacional Total (COT), 1,62%, considerando-se a “média Brasil”, que engloba os estados de Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Bahia (BA) e Goiás (GO).

Os desembolsos com mão de obra aumentaram, na “média Brasil”, 7,55% nos quatro primeiros meses deste ano, para avicultores que atuam no sistema de produção integrado, predominante no setor. O desembolso com serviços terceirizados também cresceu, 3,77%. As despesas administrativas, por sua vez, tiveram alta de 3,24%, impulsionadas pelos maiores gastos com contabilidade, material de escritório, seguro, entre outros.

Já os gastos com combustíveis tiveram aumento de 1,59%, também no acumulado do primeiro quadrimestre. De janeiro de 2014, início dos levantamentos de custos de aves realizados pelo Cepea/CNA, a abril de 2016, as cotações dos combustíveis subiram, em média, 25%. 

Leia o artigo na íntegra no site do Cepea

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano