Custos de produção de suínos e frangos de corte voltam a registrar alta em outubro, aponta Embrapa
Os custos de produção de suínos e de frangos de corte voltaram a apresentar alta em outubro, segundo dados da Embrapa Suínos e Aves. De acordo com calculo realizado pela CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos), o ICP/Frango encerrou o mês com 205,26 pontos, uma alta de 6,96% em relação ao índice de setembro. O ICP/Suíno também teve alta significativa, de 5,18% em comparação com o mês anterior, encerrando outubro com 205,10 pontos. Em setembro, os índices já haviam encerrado com recorde para as proteínas.
No acumulado do ano, o ICP/Frango registra alta de 16,58%, enquanto que em comparação há um ano o acréscimo nos custos de produção é de 26,90%. Dentre os principais responsáveis por este aumento está a nutrição - que apenas no último mês registrou alta de 6,51% -, além de gastos com mão de obra e instalações.
Já o índice de suínos teve um aumento de 16,37% no acumulado do ano e alta de 19,07% nos últimos doze meses. Apenas no último mês, os gastos com nutrição subiram 4,01%, um acréscimo de 15,49% em um ano.
No mês de setembro, foi a primeira vez que os índices ultrapassaram os 190 pontos - desde 2011, quando começou a ser calculado.