Produtores de frango do oeste do PR esperam lucro em meio à crise
Depois de largarem parte das culturas de grãos, para investir também na produção de frangos, agricultores do oeste do Paraná aproveitam o lucro da escolha. Há 30 anos dividindo os investimentos entre as duas áreas, eles esperam conseguir bons resultados com as aves, mesmo em um cenário de crise econômica.
De acordo com o Ministério da Agricultura, em 2014, o estado exportou 1,286 milhão de frangos, o que corresponde a US$ 2,38 bilhões. Deste valor, as cooperativas foram responsáveis por US$ 475 milhões.
A avicultura começou a ganhar espaço no estado depois da geada de 1975 e graças ao cooperativismo. "Se nós ficássemos só na monocultura de grãos, mais uma seca e desapareceríamos. Então, surgiu uma alternativa para diversificar", comenta Walter Pittol, presidente de cooperativa.
A primeira cooperativa surgiu em 1982. Depois de 30 anos, quatro cooperativas se uniram para construir um terminal de contêineros de congelados. A ação conjunta serviu para baratear os custos de logística e trazer mais competitividade. A câmara frigorífica, que tem capacidade para armazenar 10 mil toneladas de alimentos, recebe o frango produzido pelas cooperativas parceiras e de outras da região.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Paraná.