Produção de leite derruba preços no mercado

Publicado em 20/02/2015 09:41

O aumento da oferta de leite no mercado produtor desde o segundo semestre do ano passado fez despencar os preços pagos pelo produto, agravando a situação financeira de muitos pecuaristas, especialmente os do Sul do país, onde predomina a produção de base familiar. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, apontam que de junho de 2014 a janeiro deste ano os preços ao produtor caíram 18,5%, passando de R$ 1,0128 o litro para R$ 0,8446, segundo a média Brasil do preço líquido nominal — que considera os valores comercializados em sete regiões produtoras do país.

Com as margens de lucro comprometidas, a saída para muitos pecuaristas de gado leiteiro têm sido arrendar suas terras para a produção de cana-de-açúcar, vender o rebanho ou migrar para a pecuária de corte, aproveitando a valorização dos preços da carne bovina no mercado externo, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a Leite Brasil, Jorge Rubez. “Houve uma queda das vendas nos supermercados e, havendo queda no consumo, existe um desinteresse das indústrias de pagar bem pelo leite. Nessa sobrevivência, o produtor acaba empobrecendo o trato com os animais e eles entram em queda de produção”, diz.

Muito além de uma retração da demanda, para o engenheiro Agrônomo da Esalq/USP, Wagner Hiroshi Yanaguizawa, o mercado consumidor de leite não conseguiu fazer frente a um aumento forte da produção, o que acabou por puxar para baixo os preços do produto pagos na fazenda. “Em 2013, os preços pagos aos produtores se mantiveram em patamares muito elevados com relação a anos anteriores. Com a margem de lucro maior, o produtor investiu na própria atividade, na forma de infraestrutura, genética de animal ou adubação do solo. Consequentemente, em 2014 tivemos essa alta oferta de leite, o que levou para baixo os preços”, avalia.

Leia a notícia na íntegra no site Brasil Econômico

Fonte: Brasil Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos