Custos de produção de frangos de corte sobem 6,23% em 2014; ICPSuíno cai 0,44%

Publicado em 18/02/2015 14:45

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte acumularam variações opostas em 2014. O ICPSuíno/Embrapa fechou o ano com queda de 0,44%, chegando aos 174,86 pontos. Já o ICPFrango/Embrapa subiu 6,23% entre janeiro e dezembro, encerrando o ano com 175,19 pontos. Os índices são da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos (www.cnpsa.embrapa.br/cias) da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
A análise completa mês a mês, incluindo os custos de produção dos 11 principais Estados produtores do país, também está no site da CIAS, clicando em "custos de produção" no menu principal.
 
Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema tipo “ciclo completo” em Santa Catarina, maior produtor nacional.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos