Ovos: Preços têm queda expressiva neste início de janeiro

Publicado em 12/01/2015 09:59

A primeira semana de 2015 foi de baixa liquidez e preços em forte queda no mercado de ovos. De acordo com dados do Cepea, o ovo tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo, apresentou a maior desvalorização nos primeiros nove dias do mês, de 15,6%, com a média da caixa com 30 dúzias passando para R$ 45,83 nessa sexta-feira, 9. O período de férias diminui a demanda por parte das escolas (merenda) e altera o hábito de consumo da população. Além disso, as altas temperaturas inibem o consumo, ao mesmo tempo em que prejudica a produção. Mas, por enquanto, não há relatos de queda na qualidade dos ovos.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário em termos de demanda, por sua vez, não requer que os atacadistas tenham que reabastecer os estoques em larga escala. Assim, na tentativa de escoar a oferta que se acumulou nas granjas no período de festas, produtores têm dado muitos descontos para vender seus produtos. Além das sobras, em Bastos (SP) (principal região produtora do Brasil), a produção de ovos pequenos está elevada, o que acaba reforçando a pressão sobre as cotações dos produtos de tamanhos maiores (extra e jumbo). 

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos