Ovos: Setor espera cenário melhor em 2015

Publicado em 05/01/2015 09:34

Apesar das incertezas, o mercado de ovos espera que 2015 seja, ao menos, um pouco melhor que 2014. De acordo com pesquisadores do Cepea, a antecipação dos descartes de galinhas poedeiras mais velhas, iniciada há alguns meses, deve resultar numa menor oferta no início de 2015, podendo amenizar os efeitos da típica retração das vendas desse período – com as férias escolares, a procura pelo produto para merendas cai bastante e a rotina alimentar da população muda como um todo.

Além disso, a produção deve se manter praticamente estável, com leve queda, segundo dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). As perspectivas positivas também se fundamentam nas datas em que a demanda por ovos normalmente aumenta. A chegada da Quaresma mais cedo em 2015, ainda em fevereiro, deve contribuir para aquecer o consumo doméstico de ovos, amenizando também os efeitos da fraca demanda de início de ano. Além disso, conforme levantamentos do Cepea, a expectativa é que as festas juninas/julinas voltem a refletir positivamente no setor, depois de um ano desfavorável por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, que desregulou o mercado.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos