Brasil questiona Indonésia por barreiras à carne de frango
O governo brasileiro adotou a última medida de negociação antes de abrir uma disputa comercial contra a Indonésia, ao enviar carta em que questiona as barreiras impostas à carne de frango do Brasil, disse nesta terça-feira o diretor de negociações internacionais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
"Apesar de termos a possibilidade de abrir um contencioso, resolvemos esgotar todas as possibilidades de negociação com a Indonésia", disse o diretor Marcio Lima, a jornalistas.
No final do ano passado, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a abertura de um contencioso com a Indonésia na Organização Mundial do Comércio (OMC) para questionar as barreiras técnicas que travam a entrada do produto brasileiro no mercado do país asiático.
Mas antes de abrir o painel na OMC, o governo está enviando uma carta ao governo indonésio na qual questiona porque o país impõe regras mais rígidas no método do abate halal --que segue os preceitos islâmicospara a carne de frango do Brasil, além daqueles previstos no Codex Alimentarius, código internacional de padrão dos alimentos.
Leia a matéria na íntegra no site do Olhar Direto