Município de Concórdia/SC em Situação de Emergência pela Crise da Suinocultura

Publicado em 04/07/2012 09:22
Falência do setor afeta economia e preocupa Santa Catarina.
A crise da Suinocultura está mobilizando o país, são praticamente todas as regiões produtoras do Brasil que sentem os reflexos do excesso de produção e falta da demanda.  Em Santa Catarina, as dificuldades são ainda maiores. Por aqui o cenário é de desespero. São mais de 12 mil produtores, que dia após dia, assistem, sem ação, a falência de milhares de propriedades, tanto integradas quanto independentes.  A Crise da suinocultura é tão forte que todos estão insatisfeitos e pagando para produzir.

No berço da suinocultura, a cidade de Concórdia, é uma das mais atingidas pela crise da atividade. Sem alternativas, o prefeito, João Girardi, que também foi suinocultor, declarou nesta segunda-feira (02/07), Situação de Emergência.

Lideranças do setor e autoridades participaram da reunião convocada pela Prefeitura de Concórdia e apoiada pela ACCS – Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Produtores e empresários de frigoríficos lamentaram a situação e explanaram suas dificuldades. Após conhecer todos os relatos, o prefeito declarou Situação de Emergência e fez pedidos importantes que serão encaminhados ao Governo Federal. “Precisamos conquistar o equilíbrio entre a oferta e demanda também proporcionar um controle de produção, é necessário que haja insumos para atender os produtores com prazos para pagamentos adequados”, destaca o prefeito de Concórdia, João Girardi.

Para a ACCS, a força de todos é um instrumento para salvar, pelo menos, uma parte da cadeia que ainda sobrevive. “O decreto de Situação de Emergência revela que o momento é de risco para a suinocultura e para as economias dos municípios. Estar unidos para tentar mobilizar os governos é a última alternativa que possuímos para salvar uma parte da produção de suínos no estado e no país. Nos próximos dias, diversos municípios também irão decretar situação de emergência, o Extremo Oeste de Santa Catarina anunciará ainda nesta semana”, reforça o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi.
Fonte: ACCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)