Embrapa: Custo de produção de suínos e aves recua em fevereiro

Publicado em 09/04/2012 09:41
Os custos de produção de suínos e aves diminuíram em fevereiro conforme levantamento da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O ICPSuíno/Embrapa teve uma queda de 0,22% em relação a janeiro, passando de 143,69 para 143,37 pontos. Já o ICPFrango/Embrapa caiu 0,91% em comparação ao mês anterior, de 137,46 para 136,20 pontos. No ano, os índices acumulam altas de 2,32% e 5,40% nos custos de produção de suínos e aves, respectivamente.

As reduções em ambos os índices foram influenciadas principalmente por uma, ainda que pequena, diminuição nos preços do milho. "Pode-se considerar que estes resultados refletem o desempenho da colheita de grãos no mercado interno agrícola e, apesar dos altos preços dos insumos praticados no início do ano, a tendência para os próximos meses é de uma tímida desaceleração no preço do milho", diz o pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho, da Embrapa Suínos e Aves.

O ICPSuíno/Embrapa também registrou uma oscilação negativa no grupo de insumos "manutenção, financeiro e Funrural" em função das baixas nos preços de mercado dos suínos vivos e prontos para o abate, sobre o qual incide a taxa de 2,3% relativa ao Funrural. Mais uma vez, a ração representou o maior valor do índice: 77,04%. Os restantes 22,96% se dividiram entre os demais grupos de insumos.

A queda no ICPFrango/Embrapa foi influenciada pelos custos de nutrição e pintos de um dia. A ração teve o maior impacto, dado ao recuo de 2,54% nos preços do milho em grãos e 4,89% no farelo de soja. De outro lado, verifica-se uma valorização de meio ponto percentual no insumo "pintos de um dia".

O ICPSuíno/Embrapa e o ICPFrango/Embrapa foram criados em 2011 pela equipe de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves. A evolução dos índices nos últimos 12 meses, a estrutura de ponderação para os cálculos dos índices de custos de produção, as variações percentuais do mês de fevereiro e os acumulados no ano podem ser conferidos no site da CIAS (Central de Inteligência de Suínos e Aves) na página eletrônica www.cnpsa.embrapa.br/cias

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)