Dados do IBGE mostram que leite formal representa 70% da produção nacional

Publicado em 02/04/2012 10:23
A participação do leite industrializado vem crescendo em relação à produção total e registrou 70% em 2011, contra 66% em 2005, configurando uma queda do leite informal. Essa é a análise da Associação Leite Brasil, baseada no consolidado da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada ontem (29/03/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O volume de leite industrializado pelos estabelecimentos sob Inspeção Federal em 2011 cresceu 3,9%, passando de 20,873 bilhões em 2010 para 21,692 bilhões de litros no ano passado. "O crescimento é positivo, porém ficou abaixo da média dos últimos cinco anos, quando registrou 5,2%, e muito aquém do pico anotado em 2008, de 8%", considera Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil.

"Um dos fatores que contribuiu para o aumento da produção total de leite é o profissionalismo do produtor que, mesmo convivendo com elevados custos de produção, competição de outras atividades commodities e fatores climáticos adversos, investiu na compra de animais leiteiros", conta Rubez. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), houve um crescimento de 11,3% nos financiamentos para vacas leiteiras, passando de R$ 1,483 bilhão em 2010 para R$ 1,651 bilhão em 2011.

Apesar dos aspectos desfavoráveis, a visão do mercado ainda é otimista. "Acreditamos que a produção de leite em 2012 retome o crescimento médio registrado nos últimos anos", considera Rubez.

Histórico

Realizado desde 1997, a Pesquisa Trimestral do Leite coleta informações de todos os estabelecimentos que se dedicam à atividade leiteira e estão sob inspeção federal, estadual ou municipal. Em 2011, Amazonas e Sergipe tiveram o maior crescimento percentual da aquisição, respectivamente 190,6% e 46,4%, embora suas produções sejam pouco representativas em termos nacionais. Roraima, por sua vez teve queda da aquisição de 32,8%.

Leite Brasil

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite - Leite Brasil - é uma entidade de classe de representação nacional dos produtores de leite, fundada em 1997, em São Paulo. Tem como objetivo defender institucionalmente os produtores nas esferas pública e privada, nacional e internacional, mediando conflitos e estabelecendo diretrizes que valorizem a atividade e o produto. As três principais bandeiras da organização são a defesa da renda do produtor de leite, a extinção do leite informal e a modernização das normas de produção.

Fonte: Leite Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)