Ibrafe: Mercado do feijão com poucos negócios
Mercado frio, com poucos negócios e dia de compradores ofertando até R$ 10 a menos. Mas a baixa só ocorre se o mercado assimila e aceita as ofertas mais baixas. Para muitos produtores, é hora de esperar, já outros, que estão colhendo em São Paulo, consideram R$ 250 como bom nível que propicia margem razoável.
Durante 6 anos, o Ibrafe conversou com a APEX para que criássemos um acordo que levasse o envolvimento daquela agência em uma parceria oficial com os membros exportadores do IBRAFE. Por coincidência, foi aprovado pela diretoria da APEX que seja dado início no mais ambicioso projeto de marketing dos Pulses e Colheitas Especiais já feito pelo setor. A APEX aportará 60% do investimento de R$ 1 milhão em 8 meses. Esta parceria traz excelentes perspectivas para toda a cadeia de Pulses e Colheitas Especiais, sobretudo Feijões e Gergelim, trazendo mais informações e oportunidades para o exportador brasileiro. O projeto Brazilian Dry Beans and Special Crops é fruto do amadurecimento do conceito e de uma longa parceria entre a Apex-Brasil e o IBRAFE que, juntos, já construíram ações de promoção comercial para o Feijão brasileiro no exterior, desde degustação de receitas indianas, um Feijão-carioca em Nova Deli, na Índia, até prospecção dos mercados que vão demandar especial atenção. O projeto prevê ações de inteligência de mercado, que levarão mais conhecimento para o sucesso das estratégias do setor. Será realizado um estudo de imagem do Feijão brasileiro no mundo todo, de forma que seja criada uma marca para o setor e a veiculação de campanhas em mercados selecionados. O impacto de construir uma parceria conjunta com a Apex-Brasil é aliar a expertise da agência em promoção comercial para as exportações ao potencial do setor feijoeiro do Brasil em levar qualidade para o mundo todo. Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre como participar do projeto.