Perdas nas lavouras de Feijão foram grandes

Publicado em 08/07/2019 15:30
As geadas do final de semana, dentro da previsão dos meteorologistas, atingiram o Sul e parte do Sudeste e até mesmo Goiás, no Centro-Oeste. É provável que, para o mercado, o interior do estado de São Paulo é que terá o maior impacto em uma área maior do que se supunha que estava plantada. Os plantios estavam mais adiantados do que estavam sendo estimados. As perdas de produto serão bem maiores. Assim ninguém vai poder colher mais cedo em São Paulo. Todos terão as colheitas praticamente ao mesmo tempo, apenas em novembro. Ainda na sexta-feira à noite e mesmo no sábado, alguns negócios foram fechados por volta de R$ 150 em Goiás. Apesar de que os atravessadores compraram bem nos últimos dias, a expectativa destes e dos produtores é de puxar para cima o preço. Pelo menos há três fortes motivos para que aconteça uma movimentação no setor: 
⁃Em todos os grupos de WhatsApp, imagens de lavouras perdidas com a geada nivelaram o conhecimento sobre as perdas. Não haverá tão grande concentração de oferta em agosto. 
⁃Muitos especuladores compraram a semana passada e vão procurar influenciar uma reação. 
⁃A semana será de boa venda na varejo e reposição pela indústria. 
Assim, é possível elevar a pedida e testar limites a cada lote ofertado. E é possível que os outros Feijões também valorizem. Durante a semana, a situação ficará mais clara. Com o feriado hoje e amanhã não haverá negócios no Brás.
Fonte: IBRAFE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina
Fávaro diz em entrevista que leilão para importar arroz não é mais necessário
Comissão ouve ministro Paulo Pimenta sobre importação de arroz
Cerealistas defendem manutenção da isonomia tributária