Feijão: Mercado tem momento de boas altas e até no sábado compradores estiveram ativos
Além do momento bastante especial no mercado de Feijões, com respeito a pouca oferta, não há mudanças significativas no quadro geral.
Ignorando o feriado em São Paulo, na última sexta-feira, o mercado de Feijão-carioca continuou bastante ativo nas fontes, não somente na sexta-feira, mas também durante o sábado. A única razão que não aconteceram mais negócios foi porque os produtores preferiram esperar esta próxima esta semana, acreditando até mesmo em aumento da procura. Em alguns casos, receberam oferta de R$330 por saca de 60 quilos no noroeste de Minas.
Há uma grande discussão entre os produtores, neste momento, em Minas Gerais e em Goiás, sobre a pertinência de se antecipar muito o plantio de Feijão. Há bons argumentos com respeito a facilitação da proliferação da mosca-branca contaminada com mosaico-dourado, que trará aumento de custo e altíssimo risco para a produtividade destas lavouras e para os vizinhos. No entanto, a argumentação com quem vê os preços nestes níveis acaba não sendo suficiente para diminuir a necessidade ou, ainda, a ansiedade de plantar.
Nesta madrugada, em São Paulo, houve muita procura. Quem não conseguiu Feijão-carioca por menos de R$ 350 nas lavouras, durante o final de semana, tentou comprar nestes níveis lá no Brás. Por outro lado, quem está com posição comprada, estava procurando influenciar as referências.