Ibrafe: Vamos para Índia levar Feijão-carioca
Sim, um grupo de oito exportadores (Arbaza, Cebal, Campo Real, Mercogrãos, Sorribras, All Beans, Coperaguas e BR Pulses) está de malas prontas para ir até a Índia dia 20 de setembro. Serão dez dias de reuniões com o governo indiano, compradores formadores de opinião e, por fim, uma das mais importantes feiras de alimentos do mundo em Mumbai.
A Missão Empresarial será liderada pela APEX e pelo IBRAFE e contará com o apoio do CBFP. Pela primeira vez na história, um Chef brasileiro preparará receitas indianas com Feijão-carioca. Este Feijão só é consumido no Brasil e só é produzido aqui. “Ou achamos exportação para ele, ou o produtor brasileiro perderá muito nos próximos anos”, afirma convicto Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE, que tem mais de 25 anos de experiência no setor de Feijão.
Segundo Lüders, o “não” nós já temos, porém os produtores aliados à pesquisa têm conseguido melhorar a competitividade do nosso Feijão pelo mundo via diminuição do custo de produção. Egon Schaden Júnior, do CBFP, ressalta que o mercado mundial passa por uma mudança rápida. Com a nova política americana de impor taxas de importação a alguns países isso abre espaço para que mais países conheçam nossos Feijões.