VI Fórum do Feijão traz discussão sobre condições climáticas e os impactos na produção
As tendências climáticas para os próximos dez anos e seus impactos na produção agrícola serão um dos principais temas a serem abordados durante o VI Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE), que será realizado entre os dias 6 e 8 de junho em Curitiba (PR). Referência na área climática na atualidade, o PhD Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA), Luiz Carlos Baldicero Molion, vai ministrar a palestra “Perspectivas do clima para 2018/19 e tendência nos próximos 10 anos”, no dia 8 de junho, às 11h.
Segundo o especialista, dados do International Research Institute for Climate and Society (IRI/CPC) apontam que há 75% de probabilidade que o Pacífico fique com suas águas na neutralidade (±0,5°C) a partir de maio e 50% de chance de um novo El Niño se instalar até o final do ano.
“Essa previsão é discutida, confrontando-a com a previsão por similaridade. A mídia propala incessantemente que o planeta está se aquecendo devido às atividades humanas, incluída a agricultura, que emitem gás carbônico (CO2) e intensificam o efeito-estufa. Demonstra-se, com dados observados, que essa afirmação é falsa e que a tendência do clima global é de resfriamento na próxima década, sendo esse resfriamento preocupante para as regiões fora dos trópicos, pois aumenta a frequência de geadas”, analisa o palestrante.
De acordo com o presidente do IBRAFE, Marcelo Lüders, a análise e discussões sobre o clima vão ao encontro aos anseios de toda a cadeia produtiva, pois contribuirá com os rumos da produção. Ele aponta que são vários os questionamentos nessa área e durante o Fórum as respostas servirão de base para o planejamento do plantio, por exemplo.
“Podemos citar como dúvidas constantes como o clima no Brasil e no mundo afetará a produção de Feijão e Pulses? Como se preparar e tirar proveito? Onde haverá maior chance de produção no Brasil? O Nordeste terá mais ou menos chuvas? As frentes frias podem inviabilizar o plantio na Região Sul? A previsão por similaridade tem tido uma grande margem de acerto. E, certamente, o doutor Molion tem condições de responder a essas questões que intrigam os produtores”, afirma o presidente do IBRAFE.
Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Molion é pós-doutor em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de Hidrologia, Inglaterra e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlin (Wissenschaftskolleg), Alemanha, desde 1989. Também é pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), onde foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e professor colaborador da Pós-graduação em Clima e Ambiente, Universidade de Évora, Portugal.
SERVIÇO – As inscrições para participação no Fórum podem ser feitas por meio do site: https://www.forumdofeijao.com.br/inscricao/ O VI Fórum Brasileiro do Feijão será realizado no Expo Unimed Curitiba, que abrigará uma ampla programação simultânea, em espaços diferentes. Acompanhe o VI Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses também no Facebook: https://www.facebook.com/FORUMDOFEIJAO/