Agricultores beneficiados com sementes de feijão e milho iniciam plantio

Publicado em 26/01/2018 14:16

Aliado do homem do campo, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), entregou no final de 2017, 100 toneladas de sementes, selecionadas e certificadas, de milho e feijão caupi aos agricultores familiares de 103 municípios tocantinenses, cadastrados no programa Quintal Verde.

O agricultor Alvaci Batista da Cruz, morador da Fazenda Pé do Morro, a 12 km de Natividade, faz parte da lista dos beneficiários do Programa Quintal Verde, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Ao ser contemplado, em dezembro do ano passado, com sementes de milho e feijão, iniciou logo o plantio e agora vive a expectativa de colher a primeira safra, prevista para o mês de março.

“Plantei feijão e milho seguindo as orientações técnicas do Ruraltins de Navidade. Como está chovendo bem, a lavoura de milho já alcançou altura de 80 cm. A esperança é de uma ótima colheita”, observou o agricultor, destacando que espera colher três toneladas de milho. “Além disso, cultivo ainda mandioca, banana, batata, abóbora, maxixe, melancia e melão. Do plantio retiro o sustento da minha família e aumento a renda vendendo ao programa Compra Direta e feiras livres”, finalizou.

Assim como Alvaci Batista, milhares de famílias também receberam a doação de sementes. A ação conta com investimentos de R$ 1,2 milhão, fruto de emenda parlamentar do deputado federal César Halum, com contrapartida do governo, por meio de um convênio firmado com a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Quintal Verde

De acordo com a extensionista do Ruraltins, coordenadora do programa, Ana Luiza Lobo, o objetivo é incentivar o plantio de lavouras por meio de aquisição de sementes selecionadas. “Em dezembro de 2017 recebemos as sementes e doamos aos agricultores. Os que estavam com a terra preparada já plantaram, outros receberam as sementes e estão preparando a terra para iniciar o plantio. Porém, tem alguns que ainda não receberam e a gente pede que procurem o Ruraltins do seu município para serem beneficiados”, alertou.

A coordenadora informa que o Quintal Verde conta também com a implantação de hortas, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional das famílias de agricultores familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Ainda  não entregamos as sementes de hortaliças, pois estamos aguardando a proximidade do período de plantio. O produtor com renda familiar de até quatro salários mínimos, interessado em receber a doação de sementes, deve procurar o escritório do Ruraltins e se cadastrar no programa”, observa Ana Luiza, acrescentando que, “com relação ao milho e feijão, o objetivo é que esses agricultores formem um banco de sementes para plantio, em todas as safras, aumentando assim a área plantada. 

Fonte: Governo do Tocantins

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined