Chuvas na região sul do país atrapalham o andamento da colheita do feijão

Publicado em 18/01/2018 15:54

Os produtores de feijão devem ficar atentos a previsão do tempo. As chuvas em algumas importantes cidades produtoras de feijão na região Sul do país, parecem não dar trégua nos próximos dias. Acompanhe a previsão : 

 

Castro - PR

Atenção produtores da região, a previsão de chuva continua nos próximos dias segundo a Climatempo o que pode atrapalhar a colheita que já estava muito díficil devido ao grande volume de chuvas nos últimos dias. De acordo com o presidente do IBRAFE, Marcelo Lüders, o manejo também está difícil e o produto apresenta perda de qualidade. Destaque para o domingo (21/01) com previsão de 46 mm de chuva. O volume no fim de semana será grande, o que justificaria uma antecipação das aplicações e colheitas para aqueles produtores que tiverem condições. Na próxima semana as chuvas continuam, porém em volumes bem menores, o que não deve passar de 20 mm.

 

Fonte: Climatempo

Pato Branco - PR 

Em Pato Branco as chuvas só dão uma trégua no dia 24/01 (próxima quarta-feira) nos demais dias há previsão de chuvas entre 05 e 15 mm. De acordo com o Boletim do DERAL desta semana, 18% do feijão 1º safra foi colhido na região, e desse número, apenas 20% foi considerada uma área boa e 40% das lavouras foram classificadas como ruins. Ainda segundo levantamento do DERAL, 60% do feijão plantado está na fase de maturação, 30% de frutificação e 10% em floração. 

Fonte: Climatempo

Prudentópolis - PR 

Assim como em Pato Branco, as chuvas em Prudentópolis só vão dar trégua no dia 24/01, segundo previsão da Climatempo. Destaque para o dia 21/01 (domingo) que pode chegar a 20 mm de chuva. Segundo Lüders, alguns produtores registraram que as lavouras que estavam mais adiantadas já estão perdidas. Essa chuva prejudica também o manejo e plantio do feijão segunda safra. 

Fonte: Climatempo

Mafra - SC 

As chuvas não devem parar no município de Mafra em Santa Catarina. A região de feijão preto já está bastante afetada. Para Marcelo Lüders, com as chuvas confirmadas o manejo e a colheita param. Até o momento as perdas foram pequenas pelo atraso no plantio. No domingo (21/01) a previsão é de 46 mm. Nos dias posteriores a quantidade de chuva diminui bem chegando no máximo a 17 mm no dia 25/01 (quinta-feira), porém segue constante. 

Fonte: Climatempo

Por: Bruna Braz
Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros e governo federal alinham estratégias para abastecer mercado nacional
SindArroz-SC leva pleito da valorização do arroz à Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc
Ibrafe: Grandes empacotadores são observados de perto pelo setor
Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina