5 dicas para comercializar bem o seu feijão

Publicado em 24/11/2017 13:10

Na hora da comercialização é fundamental compreender os processos considerando as aspectos de demandas e oferta, mercado e preço, margem de comercialização, análise de mercado e também mercado internacional. Parece muita coisa? Fique tranquilo! O Notícias Agrícolas foi consultar o IBRAFE - Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses - para dar algumas dicas simples para você ficar seguro na tomada de decisão:

 

1 -  Diversifique sua produção

Plante outras variedades de feijão. Investir apenas no feijão carioca é concentrar o risco. Existem diversas variedades que têm bastante saída no mercado como o feijão vermelho, Caupis, feijão branco e rajado.

 

2 - Cuidado com a armazenagem

Se você resolver plantar o feijão carioca procure por variedades que possam ser armazenadas. Os tipos ANFC 9, Dama, Madre Perola, Estilo são bons exemplos que podem ser armazenados sem perder a qualidade do grão.

 

3 - Produtividade X Custo

O mais importante não é atingir recorde de produtividade, mas sim conseguir um equilíbrio com o menor custo de produção por saca.

 

4 - Venda de forma escalonada

Venda seu produto quando os compradores quiserem comprar, mas fique sempre atento a margem da venda. Além disso comercialize parte do seu lote e não tudo de uma só vez.

 

5 -  Busque informações confiáveis

Estar bem informado é fundamental para realizar bons negócios. Portanto, esqueça os preços do Brás ou de pessoas aventureiras. Pesquise, leia, converse com pessoas de confiança e bons negócios!

 

Por: Bruna Braz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros e governo federal alinham estratégias para abastecer mercado nacional
SindArroz-SC leva pleito da valorização do arroz à Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc
Ibrafe: Grandes empacotadores são observados de perto pelo setor
Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina