Feijão IAC Jabola tem potencial produtivo de 2.558kg/ha
A cultivar IAC Jabola depreende-se do cruzamento realizado entre cultivares de tegumento carioca com cultivares de tegumento bolinha. O grão apresenta dupla aptidão podendo ser comercializado tanto para o grupo Jalo como para o Grupo Bolinha.
O feijão apresenta porte semi-ereto com resistência para a antracnose, Fusarium oxysporum e mancha angular, apresentando também peso de mil sementes com 335 gramas. Apresenta ciclo médio de 96 dias. O potencial produtivo da cultivar IAC Jabola observado em 24 experimentos de VCU foi de 3966 kg.ha-1. O rendimento médio obtido com essa cultivar no Estado de São Paulo foi de 2124 kg/ha-1, 2336 kg/ha-1 e 2558 kg/ha-1 para a época das águas, da seca e de inverno, respectivamente.
A cultivar é recomendada para semeadura, conforme o zoneamento ecológico do Estado de São Paulo, para as três épocas de cultivo (águas, seca e inverno). Recomenda-se o uso de espaçamento entrelinhas de 50 cm com 12 plantas finais por metro linear, totalizando 240 mil plantas por hectare.