Cursos para preparo de feijão serão ministrados na Semana Mesa São Paulo

Publicado em 23/10/2017 16:20

A ciência agropecuária paulista estará presente na Semana Mesa São Paulo, realizada pela revista Prazeres da Mesa, de 26 a 29 de outubro de 2017, no Memorial da América Latina, na Capital paulista. A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) mostrará um pouco da pesquisa paulista e dos ingredientes oriundos dos trabalhos científicos em cursos gratuitos que serão realizados dentro de caminhões do Via Rápido, em 29 de outubro. Os cursos terão três temas: a importância do feijão como base alimentar dos brasileiros, o aproveitamento integral dos alimentos e os cogumelos como fonte proteica e nutricional de origem não animal.

A ação faz parte de projeto desenvolvido pela APTA em parceria com chefes de cozinha e professores da Escola Técnica Estadual (Etec) “Professor Camargo Aranha”. O objetivo é aproximar pesquisadores e chefs de cozinha brasileiros e apresentar aos gastrônomos do Brasil e população os ingredientes obtidos por meio da pesquisa científica desenvolvida pelos seis institutos e 14 unidades regionais que compõem a APTA.

Durante a Semana Mesa São Paulo, os chefs e professores da Etec parceiros do projeto da APTA, Luigi Rea, Danielle Blaquez Massa e Carla Keiko, ministrarão aulas com objetivo de apresentar uma nova utilização do feijão carioca, desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) na década de 1970 e que hoje representa 85% do feijão comercializado no Brasil.

O prato apresentado será o “Pingado de feijão”, composto por caldo de feijão acrescido de espuma de arroz, aliando os dois principais ingredientes consumidos pelos brasileiros. “Essa combinação é completa do ponto de vista nutricional. Queremos mostrar que é possível fazer um prato para a alta gastronomia utilizando ingredientes triviais”, afirma Daniel Gomes, pesquisador da APTA.

 

Fonte: APTA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined