Estimativa da produção de feijão para a próxima safra 2017/18 é de 3.325 mil toneladas
Para a próxima safra 2017/18 de feijão, a expectativa é de leve retração na produção, com uma produção total de 3.325 mil toneladas. No atual momento, a safra 2016/17 apresenta uma significativa recuperação da produtividade e, consequentemente, do volume colhido em relação à safra 2015/16, a qual sofreu intensamente com problemas climáticos.
Mesmo com o expressivo aumento da produção, os preços para o feijão-comum cores, surpreendentemente, seguiram em patamares elevados até maio, mas, posteriormente, diante da expectativa de uma boa terceira safra com produtos de melhor qualidade, a demanda enfraqueceu e os preços entraram em trajetória de queda.
A partir de meados de agosto e setembro, a oferta foi menor do que o inicialmente prevista, com a redução produtiva na Bahia, o que refletiu na sustentação dos preços comercializados.
Convém esclarecer que o estoque atual do produto mais a produção, estimada para a terceira safra, serão suficientes para atender o abastecimento interno, com certa normalidade, até boa parte de outubro. Agora em diante o mercado deve passar por um período de pouca oferta, vez que São Paulo é praticamente o único estado que oferta feijão claro em novembro e dezembro e, mesmo assim, é uma safra pequena para atender todo o país.