Feijão carioca: supersafra do Nordeste nunca foi mais do 600.000 sacas na Bahia

Publicado em 08/09/2017 08:28

Mentira: a chuva mudou tudinho, por isso o Feijão está subindo. A verdade é que a supersafra do Nordeste "micou" pelo 12º ano. Mas não era e nunca foi mais do que 500/600.000 sacas na Bahia, isso sendo muito otimista. 

E agora descobre-se que os pregadores da supersafra estavam obviamente comprando enquanto pregavam o apocalipse. Duas lições ficam claras: 

1 - se você é produtor, lembre que especulador não é bom conselheiro. Quem dá ouvido a eles deve raciocinar que, quando a esmola é demais, o santo tem que desconfiar, com raríssimas exceções. Vender ou deixar de vender deve ser uma decisão onde especuladores e compradores não participam;

2 - se você especula ou compra, não estrague sua imagem. Dê o seu preço e não palpite. Com o tempo, alguns vão esquecer, mas não todos, que você deu opinião baseada em proveito próprio.

Agora vamos ter que aguentar fotos e mais fotos de lavouras perdidas no Nordeste. Aguentar hipócritas dizendo como estão tristes com as perdas e, ainda em setembro, depois de venderem seus estoques, vão voltar a achar que, por exemplo, Mato Grosso e São Paulo terão safras gigantescas e irão pressionar para baixo novamente. E vai começar tudo de novo.

Fonte: IBRAFE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined