Feijão carioca IAC Milênio reduz em 30% a aplicação de agrotóxicos

Publicado em 17/08/2017 14:29

A cultivar IAC Milênio desenvolvida pelo IAC, apresenta produtividade média de 2831 kg.ha-1, ciclo médio de 95 dias,massa de mil grãos de 290 gramas, alta qualidade de grão com tolerância ao escurecimento e resistente ao Fusarium oxysporum e as raças fisiológicas 81, 89 e 95 do patógeno da antracnose (Colletotrichum lindemuthianum).

O potencial produtivo da cultivar IAC Milênio é de 4625 kg.ha-1 observado no experimento realizado no município de Avaré/SP na época da “seca” de 2012 entre os 12 ensaios de VCU realizados no Estado de São Paulo.

A cultivar é recomendada para a semeadura no Estado de São Paulo, para as três épocas de cultivo (águas, seca e inverno) e também para os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro Mato Grosso do Sulpara cultivo nas épocas da seca e das águas. Para os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba e Rio Grande Norte é recomendada para cultivo na época da semeadura de inverno.

Recomenda-se o uso de um espaçamento entre linhas de 50 cm e de 10 a 12 plantas por metro linear, totalizando ao redor de 240 mil plantas por hectare.

Fonte: IAC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim